Subscrever Newsletter
Prémio Inov.Ação Valorpneu já tem vencedores

Ideias saem do papel e passam à ação.

O Edifício Central Tejo do MAAT foi o palco da Cerimónia de Entrega do Prémio Inov.Ação Valorpneu. Após um ano e meio dedicado a uma iniciativa que pretende ser a linha de partida para que projetos saiam do papel e se tornem realidade, os vencedores do Prémio Inov.Ação Valorpneu foram conhecidos no dia 21 de Junho.

Os projetos PAVNEXT e RObUST foram os grandes vencedores na categoria Negócio & Inovação, havendo ainda lugar para uma menção honrosa ao projeto Hendrix Chair da Flowco. Na categoria Comunidade & Educação, o prémio foi para os projetos Jardim d´Areias e (Re)Animar Pneus, As Emoções na Aprendizagem. O projeto SimTyre recebeu uma menção honrosa nesta categoria.

PAVNEXT consiste num equipamento de aplicação no pavimento rodoviário que, através de uma superfície em borracha de pneu reciclado que interage com os pneus dos veículos, permite extrair energia mecânica aos mesmos, reduzindo de forma direta a sua velocidade, sem induzir impacto aos veículos ou desconforto aos seus ocupantes, promovendo a segurança rodoviária. A energia mecânica extraída aos automóveis é depois convertida em energia elétrica pelo próprio equipamento, através de uma tecnologia inovadora desenvolvida para o efeito.

No projeto RObUSTpretende-se reciclar a borracha de pneus, originando produtos para aplicações inovadoras em novos mercados: materiais de carbono nanoporosos para tratamento de águas residuais, de efluentes industriais gasosos e para reações catalíticas e ainda matérias-primas para a indústria química (solventes, tintas, lubrificantes, combustíveis ou borracha).

Marta Lima Basto, subdiretora-geral da Direção-Geral das Atividades Económicas e membro do júri do prémio, entregou os troféus na categoria Negócio & Inovação e realçou o difícil trabalho do júri e a pertinência dos trabalhos apresentados a concurso.

Os troféus da categoria Comunidade & Educação foram entregues por Aline Guerreiro, criadora e coordenadora do Portal da Construção Sustentável e também membro do júri do prémio, que interveio assinalando o importante papel da educação no caminho para sustentabilidade.

O projeto Jardim d´Areias está vocacionado para a Educação Global e para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Pretende promover a Educação Ambiental através de atividades lúdicas e pedagógicas utilizando resíduos como matéria-prima, em espaços públicos e privados, com crianças, jovens e adultos.

Uma escola para todos e com todos, está na base do projeto (Re)Animar Pneus, As Emoções na Aprendizagem, que considera que os espaços devem ser apropriados e sentidos como fontes de saberes - de ser, de estar e de fazer. O projeto apresenta o parkour como um desafio para a promoção de comportamento saudáveis e de inclusão social.     

O júri do prémio, composto por entidades de reconhecido mérito que valorizaram a iniciativa, contou com Marta Lima Basto e Aline Guerreiro, que entregaram os troféus aos vencedores e ainda com Paulo Ferrão, presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Daniel Bessa, economista, Francisco Nunes Correia, ex-ministro do Ambiente e Hélder Pedro, gerente da Valorpneu.

A cerimónia de entrega dos prémios teve início com as boas-vindas de André Veríssimo, diretor do Jornal de Negócios, media partner do Prémio Inov.Ação Valorpneu e de Hélder Pedro, que destacou o papel da Valorpneu nas atividades de investigação e desenvolvimento para a promoção de um correto encaminhamento dos pneus usados e sublinhou o contributo positivo deste prémio para o desenvolvimento da reciclagem de pneus e para a substituição de recursos naturais e matérias-primas no âmbito dos pneus em fim de vida.

O tema “Economia Circular” esteve presente numa mesa-redonda moderada por André Veríssimo, em que participaram como oradores os membros do júri do prémio Daniel Bessa e Francisco Nunes Correia e ainda Climénia Silva, diretora-geral da Valorpneu e Alberto Teixeira, diretor nacional da Associação Nacional dos Jovens Empresários. O papel das empresas na dinamização de projetos relacionados com a economia circular, o incentivo à criação de projetos inovadores neste contexto e o envolvimento dos jovens empresários na temática da economia circular, foram assuntos que estiveram em debate.

Mercês Ferreira, do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, no final da cerimónia salientou a importância de iniciativas deste género como forma de desenvolver com sucesso os projetos envolvendo as universidades, as empresas e a sociedade em geral.

Valorpneu - www.inovacaovalorpneu.pt

 

                                   undefined

Notícias